A história da silvicultura brasileira é marcada por fatos relevantes que se somaram e que construíram as bases técnicas, sociais, econômicas, ambientais, legais e institucionais da atividade. Tudo, muito marcado pelo dinamismo de brilhantes profissionais! É uma tarefa complexa e desafiadora listar os fatos mais impactantes. Haverá sempre uma dose emocional naquelas atividades compartilhadas e, muitas vezes, poderão ter faltado informações para avaliar melhor fatos não lembrados. E isso pode ter induzido a erros e injustiças – antecipadas desculpas às nossas interpretações. Pretende-se com essa relação provocar comentários e despertar a curiosidade por detalhes “dos fatos que construíram a nossa atividade”.
Tomaremos a liberdade, através da Comunidade de Silvicultura, de vasculharmos com mais atenção os fatos apresentados. Esperamos contar com a colaboração de nossos colaboradores para enriquecermos a listagem e que façamos as devidas complementações e correções, que com certeza serão apontadas!
1- Lei dos incentivos fiscais para reflorestamento
2- Criação das instituições de pesquisas integrando universidades e empresas
3- Os avanços da tecnologia florestal
4- Implantação dos empreendimentos industriais à base de florestas plantadas
5- Avanços tecnológicos no uso da madeira de reflorestamentos – eucalipto e pinus
6- Formação de grandes empresas florestais
7- Certificação florestal
8- Terceirização das atividades operacionais
9- A chegada e o desenvolvimento das Timos – Grupos de Investidores Internacionais
10- A fusão de grandes empreendimentos industriais
Fica aberta a discussão e que tenhamos muitos comentários! Para todos os fatos apresentados ficam as perguntas: o que representou, quais os protagonistas, quando aconteceu, que desdobramentos existiram…… enfim, essa soma de respostas resulta na nossa silvicultura ! E faz um bem danado lembrar desses fatos!
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br
