SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA
70 anos de contribuição inestimável ao setor florestal brasileiro
Precisamos manter essa história em direção a um futuro vencedor
Neste mês de setembro, celebramos uma data marcante para o setor florestal brasileiro: os 70 anos da Sociedade Brasileira de Silvicultura. Fundada com o propósito de representar, fortalecer e fomentar o desenvolvimento da silvicultura no Brasil, a SBS construiu uma trajetória sólida, pautada pelo compromisso técnico, ético e institucional com o crescimento sustentável das florestas plantadas e naturais no país.
Ao longo dessas sete décadas, a entidade prestou relevantes serviços ao setor florestal brasileiro. Em conjunto com outras instAituições, foi peça fundamental na defesa e manutenção dos incentivos fiscais voltados ao reflorestamento – mecanismo essencial para impulsionar investimentos e ampliar a base florestal nacional. Também teve papel importantíssimo no apoio técnico à criação de uma legislação florestal brasileira que não fosse impeditiva ao desenvolvimento do setor e que ajudasse na gestão dos recursos florestais naturais a serem preservados ou plantados.
A SBS também esteve à frente de discussões cruciais para a qualidade e a certificação dos produtos florestais, participando ativamente da concepção e estruturação do CERFLOR – Programa Brasileiro de Certificação Florestal – que hoje é referência internacional em boas práticas de manejo e responsabilidade ambiental.
Outro marco da sua atuação é a parceria com a Sociedade Brasileira dos Engenheiros Florestais (SBEF), com quem coordenou inúmeros Congressos Florestais Brasileiros, espaços que promoveram o intercâmbio técnico e científico e fortaleceram o elo entre academia, setor produtivo e políticas públicas.
Seus inúmeros marcos e conquistas foram difundidos principalmente através da Revista Silvicultura, que entre os anos de 1976 até 2001, trouxe atualidades, notícias e artigos técnicos ao setor florestal em suas 84 edições. A revista se constituiu durante esse tempo no principal noticioso para o setor florestal brasileiro.
Ao longo de sua história passada, a SBS contou com a colaboração ativa das grandes lideranças do setor florestal, tanto técnicas como gerenciais, sendo reconhecida por sua seriedade, competência e capacidade de articulação.
Neste momento especial, prestamos nossos mais respeitosos cumprimentos à SBS, aos seus sócios e dirigentes e a todos que contribuíram para que ela se tornasse referência em representatividade, conhecimento e compromisso com o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Entretanto, a SBS, como tantas outras associações técnicas ou setoriais em escala global, tem enfrentado problemas de sobrevivência há pelo menos uma década. O principal deles tem sido a não renovação de seu quadro de associados (individuais e empresas), que tem reduzido drasticamente pela mudança de gerações dos técnicos e das empresas florestais e pelos espaços perdidos para outras associações, universidades e institutos de pesquisa. Isso tudo tem reduzido a capacidade da gestão atual, comandada pelo bravo amigo do setor, o Dr. Amantino Ramos de Freitas, que tem sido o principal fator para nossa sociedade continuar lutando para tentar manter seus espaços e serviços. Como sócio da associação, ficamos entristecidos por vê-la aos poucos perdendo seus principais serviços como eventos, revistas, publicações técnicas, representação setorial, website etc.
Parabéns, SBS, pelos seus 70 anos! Que venham muitos mais, com ainda mais conquistas e avanços para o setor florestal! Mas para que isso aconteça, é vital que novas lideranças do setor se interessem em dar continuidade aos serviços voluntários que inúmeros sócios e não sócios da SBS realizaram por décadas e com sucesso conhecido e reconhecido. É também fundamental que as empresas produtoras e fornecedoras do setor florestal se interessem em apoiar a SBS para que ela possa ajudar na construção de novas rotas e oferecer serviços que sejam vitais para a coletividade do setor e para nosso país.
Prof. Dr. Celso Foelkel
Conheçam mais em outros materiais sobre a SBS em:
http://www.celso-foelkel.com.br/pinus/PinusLetter43_SBS.pdf
https://www.celso-foelkel.com.br/artigos/Foelkel_Sociedade_Brasileira_Silvicultura.pdf
A Comunidade de Silvicultura sente-se honrada com a postagem do amigo Celso Foelkel em nossa página!
🌳Nelson Barboza Leite – Agrônomo – Silvicultor – nbleite@uol.com.br