DIA NACIONAL DA SILVICULTURA – 7 DE DEZEMBRO

Comemora-se em 7 de dezembro o Dia Nacional da Silvicultura. A data foi instituída pela LEI n.º 12.643, DE 15 DE MAIO DE 2012, que diz…
Art. 1º É instituído o Dia Nacional da Silvicultura, a ser comemorado, anualmente, no dia 7 de dezembro, em todo o território nacional, com o objetivo de conscientizar os produtores rurais e a sociedade brasileira acerca da importância da silvicultura, tanto para o meio ambiente quanto para a economia.

Art. 2º Por ocasião da comemoração do Dia Nacional da Silvicultura, o poder público promoverá campanhas de esclarecimento da importância dessa atividade, direcionadas ao setor agropecuário e à população em geral.

A Comunidade de Silvicultura aproveita a oportunidade para cumprimentar a todos os silvicultores envolvidos nessa rica cadeia de produção e de serviços. São profissionais originados principalmente dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Tomamos a liberdade, nessa data comemorativa, de prestar nossas homenagens, com todo respeito e admiração, especialmente, ao trabalho dos “silvicultores de bota”. Eles constituem, de fato, importante referência de todo o sucesso de nossa atividade. São os primeiros a verem, são os primeiros a orientar e dar rumo aos trabalhos. De sol a sol, com chuva e barro, o sucesso da silvicultura brasileira deve muito a esses dedicados e respeitosos profissionais. São esses os grandes responsáveis pelo Dia da Silvicultura.

É tempo de homenagens, de lembranças pelas importantes realizações e de muita reflexão para os grandes desafios a serem enfrentados!
A silvicultura é responsável pelo extraordinário desenvolvimento das indústrias que usam a madeira como matéria-prima. A silvicultura transformou o Brasil no maior produtor de celulose de fibra curta do mundo e deu destaque internacional à produção de chapas de madeira e siderurgia a carvão vegetal. Conforme citação da IBA, participa em quase 3% do PIB, e já caminhamos para nos tornarmos protagonistas, em nível internacional, no mercado de carbono com a recuperação de milhões de hectares de áreas degradadas. É a silvicultura que emprega mais de 3 milhões de brasileiros para cuidar de seus 10 milhões de hectares de florestas plantadas. É com conhecimentos e práticas silviculturais que temos condições de proteger nossos recursos hídricos, nossa biodiversidade e harmonizar a paisagem das áreas ocupadas.

O ano de 2024 tem sido marcado por fatos importantíssimos para toda a cadeia de produção e de serviços da silvicultura. Há de se registrar;
1- Em 2024, a silvicultura saiu do exclusivismo do eucalipto e pinus e passou a ser envolver com as espécies nativas, com recuperação de áreas degradadas e valorização, proteção e manejo das matas naturais. As queimadas e o desmatamento assustaram o mundo!

2- Há 55 anos era reintroduzido o E. grandis de Coffs Harbour. Trabalho de valor inestimável, que propiciou o primeiro e grande salto na produtividade do eucalipto. Outros avanços se sucederam, mas foi em 2024, em que se ouviu o grande berro, oportuno e construtivo do Presidente da IBA ,chamando atenção aos imprescindíveis cuidados a serem adotados para proteção da produtividade de nossas florestas plantadas;


3- O Mato Grosso do Sul, que lá atrás brigava por uma fábrica de celulose, consolida-se no maior centro industrial de celulose e papel do mundo, com fábricas iniciando atividade e outras anunciando novas instalações. A silvicultura triplicou suas atividades;


4- A silvicultura de espécies nativas se consolidou como nova alternativa para crescimento da atividade. Grandes empreendimentos, muitos interessados e profissionais competentes envolvidos e comprometidos com o tema, que só vai crescer. Um caminho sem volta. E muito trabalho pela frente!


5- A Amazônia teve seus valores ambientais reconhecidos e respeitados em nível internacional. Abre –se, dessa forma, um mundo de oportunidades para silvicultores;


6- Diante do exposto, importante paradoxo a ser explicado – os cursos de engenharia florestal, de onde se originam a grande maioria dos silvicultores, apresenta redução significativa de interessados!

Que este 7 de dezembro inspire e estimule silvicultores, engenheiros florestais e toda a sociedade, conjuntamente, a novos avanços rumo a uma silvicultura ainda mais sustentável, inovadora e valorizada em toda sua abrangência!

🌳Nelson Barboza Leite – Agrônomo – Silvicultor – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.