FEITO DE 55 ANOS REÚNE SILVICULTORES PARA CELEBRAR!

Um grupo de amigos silvicultores esteve, ontem- quarta-feira, dia 14 – em visita ao Dr. Antônio Sebastião Rensi Coelho, em Itapetininga, para celebrar de forma amistosa e com muita gratidão a sua inestimável contribuição ao setor florestal. Comemora-se em 2024, 55 anos de feito memorável à silvicultura brasileira!!! Em 1969, o Dr.Rensi juntamente com o saudoso Dr.Ronaldo Algodoal trouxeram da Austrália material genético de excelente qualidade de E. grandis de Coffs Harbour. Providenciaram os devidos procedimentos e distribuíram o material para todo o setor. A produtividade do eucalipto deu um salto extraordinário e a Duratex e Champion davam com isso o maior exemplo de desprendimento e colaboração entre empresas da história da silvicultura brasileira.

Estiveram presentes – Manoel de Freitas, Edson Balloni, Admir Mora, Eduardo Moré, Flavia Stenico e Nelson Barboza Leite. Um agradecimento especial ao Renato Rensi pela acolhida e brilhante participação em nossa reunião. Em poucas horas, numa conversa descontraída, falou-se do atual momento de nossa silvicultura, com destaque às urgentes pesquisas a serem feitas, da silvicultura para multi- produtos, da competição que substituiu a colaboração entre empresas, da necessidade de se fortalecer nossas instituições de pesquisa, criar centros regionais de experimentações em áreas de grandes concentrações de florestas, como MS, e da premência de se contar com o apoio e integração das novas gerações ao contexto da silvicultura.

A reunião foi encerrada pelo Dr. Rensi, que aos 93 anos e atento ao desenvolvimento do setor, deixou importante recado a todos os silvicultores;
“Muito agradecido aos amigos, mas esse trabalho é o resultado da contribuição e colaboração de muitos profissionais e, acima de tudo, do desprendimento e espírito colaborativo de empresas que acreditavam no potencial da silvicultura brasileira”. E continuou: “O setor florestal continua precisando da atuante participação e colaboração das empresas, das instituições de pesquisas e do próprio Estado para assegurar a continuidade do sucesso alcançado. São desafios de todos os silvicultores e que não podem ser esquecidos”!

A reunião terminou com o propósito de novos encontros e encaminhamento de ações que enriqueçam a silvicultura brasileira!

🌳Nelson Barboza Leite – Agrônomo – Silvicultor – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.