Indagando conceituado silvicultor a respeito das novidades do setor, ouvimos – “agora só se fala em floresta 4.0, na plataforma Z para isso e Y para aquilo, e depois junta tudo e arquiva na nuvem! Na verdade, essa expressão misturava preocupação e até indignação pela linguagem moderna e valorização da onda digital, e aparente desinteresse pelas atividades de campo. E aí, engatou-se uma prosa cheia de curiosidades, que foi do “silvicultor da chuva e do sol” ao engenheiro de camiseta Tommy e ar condicionado.
Nem pensar em criticar o uso das ferramentas digitais e dos recursos de TI à silvicultura de chuva e sol. Da mesma forma, nem pensar na possibilidade de se prescindir da transpiração de campo. O grande exercício é usar toda tecnologia disponível para aprimorar e otimizar as atividades operacionais. Sem o olhar e a atenção, lá da frente de serviço, estaremos dando um adeus às florestas que fazem fotossíntese e produzem madeira. E estaremos criando florestas virtuais, de lindas imagens com gráficos e tabelas cheias de preciosismo. Mas tudo na nuvem!
Nos tempos em que a sustentabilidade da silvicultura passa à linha de frente das preocupações empresariais, o silvicultor que suja a bota tem papel essencial e imprescindível nas orientações e monitoramento dos serviços operacionais. É com seu olhar e observações permanentes que se consegue a harmonização da paisagem, a proteção dos recursos hidrológicos e nascentes, a melhor alocação da reserva legal e APP e se estabelece as melhores condições para conservação da biodiversidade. Com os recursos digitais os trabalhos são bastante facilitados, mas é o dia-a-dia do silvicultor, lá no campo, que evita erros irreversíveis e garante a direção exata para a sustentabilidade da silvicultura.
Nos grandes empreendimentos em que as ferramentas digitais não apagam o protagonismo das atividades operacionais, a silvicultura ganha e ganha muito. Que o silvicultor que suja a bota e o engenheiro de camisa Tommy se integrem é a melhor receita para os novos avanços da silvicultura brasileira!
🌳Nelson Barboza Leite – Agrônomo – Silvicultor – nbleite@uol.com.br