FELIZ NATAL E 2024 DE MUITO SUCESSO, FORÇA E DISPOSIÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DAS FLORESTAS

A Comunidade de Silvicultura deseja aos amigos e colaboradores um Feliz Natal e que 2024 seja um ano de muitas realizações. Que tenhamos força e disposição para continuarmos em nossas discussões e sugestões visando o fortalecimento do setor e valorização das florestas. Há 10 anos o Grupo De Conversas – 4G,
já se preocupava com o assunto.

Leia, em seguida, ata de nosso encontro, e reflita a respeito do que aconteceu nesse tempo!

Memória do 2º. Encontro do Grupo da Conversa – 4G
Data: 6/12/2013
Local: IPEF, Piracicaba, SP

Participantes:
Antonio Sebastião Rensi Coelho,
Luiz Ernesto George Barrichello,
Amantino Ramos de Freitas,
Nelson Barboza Leite,
Walter de Paula Lima,
Arnaldo Salmeron,
Rubens Cristiano Damas Garlipp,
Edson Antonio Balloni,
Admir Lopes Mora e
José Luis Stape

Convidados especiais:
Antonio Carlos Hummel
Joberto Veloso de Freitas

Condução do encontro:
O Prof. Barrichelo deu as boas vindas e o Nelson fez um relato de como o 4G surgiu e do que se pretende fazer no decorrer do tempo.

Em seguida, os colegas Hummel e Joberto falaram sobre os trabalhos que estão sendo realizados pelo Serviço Florestal Brasileiro, nesses 7 anos de existência:

a) As concessões florestais estão sendo realizadas e existem bons manejos em andamento;

b) A criação do Sistema Nacional de Informações Florestais que está sendo estruturada em 4 eixos: Recursos Florestais; Gestão Florestal; Produção Florestal e Educação e Pesquisa Florestal;

c) O plano para a realização do Inventário Florestal Nacional já foi elaborado. A coleta de informações será feita em todo território nacional, com uma grade de pontos de 20 km x 20 km (com um total de 20.000 pontos);

Quase todas as informações citadas estão na publicação Florestas do Brasil em resumo 2013 (distribuída no encontro) e também no site http://www.florestal.gov.br.

d) Foi comunicado que em 2019 o Brasil deverá sedia o Congresso Florestal Mundial da IUFRO em Curitiba.

e) Foi enfatizada a necessidade de fortalecer o termo Floresta, ou seja, deverá englobar tanto as florestas nativas quanto as plantadas;

f) Do ponto de vista institucional, foi feito uma explanação histórica das instituições IBDF, IBAMA, MMA e do SFB e seus respectivos focos de atuação.

Após a explanação dos convidados, várias perguntas foram realizadas e com as respostas e posteriores discussões permitiu evidenciar as fortalezas e possibilidades de melhoria no setor. Ficou evidente que;

  • O setor atua de forma fragmentada e não ordenada;
  • Há uma enorme oportunidade para que se comunique de forma efetiva o que vem sendo feito com as florestas nativas e plantadas;
  • Existem temas, tais como, uma possível lei para fomento florestal (tanto para nativas como para plantadas), a atuação do produtor florestal e estratégias para uso da madeira que poderão ser articuladas conjuntamente por várias entidades do setor publico e privado; e
  • Existe a possibilidade de reunir com representantes do governo para abordar temas relacionados à institucionalidade do setor, instrumentos econômicos e desregulamentação.

Próxima reunião:
Não ficou definido o local e a data.
E tudo isso, já se discutia há 10(dez) anos! O que mudou? Tudo tomou dimensões diferentes – realizações, oportunidades e desafios. Temos cerca de 10 milhões de hectares de florestas plantadas e temos a maior e mais rica floresta tropical do mundo. Somos os maiores produtores de celulose, e temos potencial para nos tornarmos uma potência no mercado de carbono.

Temos constituída e a ser otimizada a maior cadeia de bioprodutos florestais e quase 4 milhões de brasileiros vivem em função das florestas!
A agricultura se revolucionou, a partir dos anos 70, e de “campeão do café”, se tornou celeiro mundial na produção de alimentos!
Fica o grande desafio – Em que momento, vamos nos tornar, além de “campeão de celulose”, uma potência global em produtos florestais?
Esse desafio é de todos que atuam e dependem das florestas.

Que 2024 seja um ano de realizações na direção da conscientização e valorização de nossas florestas e do nosso setor florestal!

🌳Nelson Barboza Leite  – Agrônomo – Silvicultor – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.