A semana de 6 a 11 de agosto/2023 merece registro especial no calendário da história do setor florestal! Tivemos o Encontro Brasileiro de Silvicultura e Colheita e a Expoflorest-2023, organizados pela Malinoviski Feiras e Eventos. Um sucesso retumbante! Cabem os nossos cumprimentos aos organizadores e a todos que participaram dos brilhantes eventos. O setor florestal ficou enriquecido com a presença de quase 40.000 pessoas de mais de 40 países!
De todos que estiveram presentes só se ouviu elogiosas referências! Foi mais uma inquestionável demonstração da grandiosidade e importância do setor florestal e da capacidade e empreendedorismo de empresas e profissionais do Brasil!
Em meio a tantos e ricos comentários de quem esteve presente, destacaram-se alguns alertas que merecem registro e reflexão:
1- o gigantismo e o brilhantismo de tudo se transforma em tremendo paradoxo diante do nanismo institucional, em que se encontra metido o setor florestal brasileiro;
2- a riqueza tecnológica exposta e colocada à disposição dos visitantes foi uma demonstração inequívoca da corrida tecnológica pela automação, informatização e conectividade dos serviços silviculturais;
3- o “grito da produtividade” representado pela palestra do Prof. Jose Luiz Stape – Mudanças climáticas e produtividade – no dia 7 de agosto , no Encontro de Silvicultura, deverá servir de alavanca estratégica para dar rumos à pesquisa florestal – “ é imprescindível e urgente que se instale uma rede experimental de interesse nacional para que se possa promover a seleção e identificação dos melhores materiais genéticos para aumentar a produtividade de nossas florestas plantadas”.
Enfim, com certeza, o setor florestal estará sempre agradecido pelos sinais estratégicos de eventos tão retumbantes! São alertas para reflexão e providências empresariais e governamentais – o paradoxo entre a representatividade do setor e a fragilidade institucional a que estamos submetidos, o desenvolvimento tecnológico que caminha na direção de resolver problemas da carência quantitativa de mão- de-obra e as marteladas vigorosas na necessidade de se cuidar da produtividade de nossas florestas plantadas com mais pesquisas e uso dos recursos científicos disponíveis!
Fica o registro para reflexão – de quem viu e sentiu bem de perto, e para quem só ouviu as informações de tudo que aconteceu nessa semana histórica promovida pela Malinoviski Feiras e Eventos. Reiteramos nossos cumprimentos!
Nelson Barboza Leite – Agrônomo – Silvicultor – nbleite@uol.com.br