LIÇÕES DE VIDA – O “NÓS” QUE JUNTA E O “EU” QUE AFASTA!

Talvez tenha sido uma das mais importantes lições que tivemos na vida profissional!
Quando começamos a trabalhar no IPEF, em Piracicaba, lá por volta de 1971, tivemos a chefia de competente profissional, mas não muito afeito às cordialidades tão corriqueira naquele ambiente de trabalho. E só tratava de qualquer assunto sempre com “eu”, daqui e dali. E com tanta insistência que chegava a perturbar!

Em certa ocasião, acompanhando uma correção de relatório, ouvimos o saudoso Prof. João Walter Simões, dizer – “nós precisamos, …… nós devemos….. nós vamos fazer!”
Ficamos admirados: que tratamento tão diferente, nós isso e nós aquilo! Fiquei embasbacado e calado com tanta diferença!
Numa viagem a trabalho e ainda sem entender bem a história, indagamos o Professor, todo surpreso e muito solícito com a nossa preocupação – “Professor, o Senhor sempre trata dos assuntos usando sempre nós daqui e dali, qual a razão?” Ele, com toda educação e cordialidade, própria do Professor João Simões, disse: você nunca vai ouvir o Dr. Helladio dizer “eu”, ele sempre usa “nós”! E seguiu: “o nosso Departamento é formado por uma equipe de profissionais e tudo que se faz tem a participação de todos! E você vai perceber que é comum todos usarem sempre “nós”. É uma forma educada e construtiva de formar e desenvolver equipe de trabalho! Assim se soma, se divide e se aumenta a responsabilidade de cada participante”.

E concluiu: “E todos sabem as obrigações e reconhecem os méritos de cada um, sem necessidade de propaganda. Foi assim que o Dr.Helladio, nosso comandante, se tornou nosso mestre e amigo, respeitado e querido por todos”
Que grande e inesquecível lição!
E que diferença sentimos, em tudo que fizemos na vida profissional! Em empresas, em serviços de consultorias, em reuniões e conversas institucionais, na prestação de serviços, enfim, em tudo! O “nós” junta, o “eu” afasta!

O tratamento com “eu” continua emproado do mesmo jeito, afastando e isolando! E o “nós” sempre abrindo portas e criando pontes!
Fica a sugestão para quem quer encurtar caminhos e encontrar soluções. E, acima de tudo, respeitar e ser respeitado, fazer amigos e grandes amizades, formar e liderar equipes!

🌳Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – Gestão e Serviços Florestais – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.