O CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO – OPORTUNIDADES, SOLUÇÕES E ESPERENÇA!

Diante dos mais variados desafios e com superações de toda a natureza, o nono Congresso Florestal Brasileiro realizado, de 12 a 15 de julho foi um sucesso! Cabe cumprimentos à laboriosa equipe de organizadores, palestrantes, patrocinadores e todos colaboradores. Parabéns SBEF e SBS! O evento mostrou um mundo novo e diferente. A riqueza de informações à disposição, a quantidade de brilhantes profissionais criativos, ousados e entusiasmados, a consciência geral da responsabilidade profissional, enfim, um mundo novo de esperança e convicção de que o setor florestal pode, realmente, se colocar numa posição de destaque em nível internacional como modelo de produção, de proteção e conservação de nossas florestas e toda biodiversidade. Um setor capaz de atender às demandas de produtos e sub- produtos da floresta, de serviços ambientais e de socorro às emergências climáticas. De fato, temos as principais ferramentas – informação e profissionais competentes para enfrentar e dar conta dessa missão.

A competência abre caminhos e as informações possibilitam avançar na definição das soluções necessárias! Que os ânimos não se arrefeçam para que o futuro não se distancie! Com muita clareza e objetividade foram mostrados os caminhos de sucesso dos setores já consagrados, o grande potencial para mais crescimento e os complementos adicionais na direção da sustentabilidade. Foi assim que a silvicultura de plantadas de exóticas foi visto – um gigante em crescimento e se modernizando! De outro lado, temas tidos, até então, distantes do mundo moderno, quase marginalizados e muito criticados pela sociedade mostraram-se ricos em atalhos e soluções a serem implementadas. Foram expostas inúmeras oportunidades para fortalecerem e contribuírem para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil. O evento mostrou que o futuro está na nossa porta. Foi, de fato, um “acorda gente, é hora de se mexer”!

Apresentaram-se uma lista de destaques imprescindíveis ao fortalecimento do setor e sempre seguidos de alternativas técnicas, justificativas e profissionais preparados e experientes em suas defesas. Esse rico patrimônio de conhecimento e gente competente pode e pode tudo! É a certeza, de que nossas riquezas naturais poderão ser devidamente usadas e cuidadas de forma sustentável. Há consciência do tamanho e das encrencas de nossas mazelas, de nossas fragilidades, de nossos problemas Tudo foi mostrado com muita disposição para o enfrentamento! Novos tempos, novos e velhos desafios foram expostos e podem ser superados!!! Essa chama de realidade e entusiasmo foi acesa pelo Congresso Florestal que se findou, e deixou como legado um mundo de esperança! Há muito a se fazer e há espaço para todos contribuírem! O fim do desmatamento ilegal, proteção, manejo e conservação de nossas florestas, o cuidado e sustentabilidade com o rico patrimônio de madeira que sustenta nossas indústrias, o incentivo à silvicultura de nossas espécies nativas, a inclusão do pequeno e médio produtor na cadeia produtiva, os cuidados ambientais e sociais, a continuidade, aceleração e divulgação de nossas pesquisas, e especialmente, a fragilidade institucional de nosso setor, dentre outros clamores, foram destaques nas diversas discussões ! Que a soma das boas ideias, se transforme numa grande força para o desenvolvimento do setor florestal brasileiro! Estão à mesa todas as cartas, problemas, soluções, gente competente e muitas informações! Parabéns aos organizadores! Somos privilegiados pela fotografia que nos foi apresentada e cabem, de todos os profissionais do setor florestal brasileiro, os mais respeitosos cumprimentos a toda equipe organizadora! Esse Congresso será lembrado como um ponto de inflexão na rota do setor florestal brasileiro para sua valorização, desenvolvimento e sustentabilidade! E que essa luz acesa não se apague diante das inevitáveis dificuldades a serem superadas!

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – Gestão e Serviços Florestais – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.