DE NOVO! FALTA ÁGUA, CRESCE O DESMATAMENTO E ARDE O FOGO!

Estamos chegando no período de seca e já falta água, o desmatamento cresce e surgem os primeiros sinais de queimadas. Encrencas gigantes que mexem com a vida de toda sociedade! Coincidência, negligência, incompetência ou azar? De tudo, bastante coisa e bem relacionado com floresta!!!

Vamos aos fatos!

A falta de água, afora os fatores climáticos, tem muito a ver com nossas bacias hidrográficas sem florestas e com as milhares de áreas degradadas que entopem nossos rios. O remédio é intensificar as restaurações de áreas degradadas e proteger nossas bacias e reservas aquíferas com florestas! O desmatamento tem a ver com a destruição de nossas florestas, invasões de reservas, falta de fiscalização e corrida na busca de madeira. O fogo, quase sempre, surge como consequência do desmatamento e da falta de proteção das florestas!

Não precisa ser nenhum especialista para perceber que o denominador comum dessas equações é a floresta! E vem a inevitável pergunta: Quem vai desenvolver programas para cuidar das restaurações necessárias? Quem vai cuidar dos compromissos internacionais assumidos? Quem vai proteger as florestas e acabar com a ilegalidade do rico mercado madeireiro? Quem vai assegurar a preservação e conservação de nossa biodiversidade? Quem vai promover a moderna Silvicultura Integrada, segundo o Dr. Walter de Paula Lima, respeitando as limitações naturais do meio e os espaços produtivos da paisagem, em harmonia com os serviços da colheita, e que está se tornando cada vez mais importante à sustentabilidade das indústrias de base florestal?

Diante de tantas incertezas, será que alguém duvida da importância estratégica, econômica, social e ambiental de ser ter um Ministério de Florestas à altura de nossas necessidades? Há muitos que acreditam que desta forma estaremos dando respostas às inúmeras responsabilidades difusas e recorrentes, e conduzindo o Brasil na direção de se tornar protagonista no mercado internacional de produtos florestais e serviços ambientais!

🌱Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – Gestão e Serviços Florestais – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.