⠀
Dia 5 de junho! Dia Mundial do Meio Ambiente!
⠀
Que nesse dia, saibamos reconhecer o valor de nossas riquezas florestais e a urgência de adotarmos medidas e políticas públicas que nos possibilitem usufruí-las de forma racional e sustentável! Temos base tecnológica, universidades, instituições de pesquisas, profissionais competentes e comprovada capacidade empresarial.
Somos campeoníssimos em silvicultura de florestas plantadas e líder mundial na produção de celulose de fibra curta, mas somos pífios no mercado internacional de madeiras tropicais, onde temos nosso maior patrimônio! São realidades contrastantes de segmentos distintos de um mundo florestal, que clama por um arranjo institucional condizente com sua riqueza!
Esses paradoxos desafiadores precisam ser superados! Peguemos os exemplos mais emblemáticos – A Amazônia diante de tantas encrencas e polêmicas de jornal e de polícia, e as florestas plantadas em destaque internacional com tudo que há de mais moderno em toda a cadeia produtiva – e também, de outro lado, dentre outros segmentos, há de se destacar a incansável luta para viabilização dos programas de recuperação de áreas degradadas ou de proteção de nossas bacias hidrográficas!
E o interessante dessa história é que esses segmentos que, as vezes, não se conversam e negam parentesco, de repente, contribuem expressivamente para uma causa comum de grande interesse de toda a sociedade – o meio ambiente!
Que esse dia sirva para reflexão! E que o apelo ambiental que cresce todo dia e que envolve a todos, faça surgir a imprescindível disposição política para unir e fortalecer os diferentes segmentos e consolidar, de fato, o setor florestal brasileiro!
🌱Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – Gestão e Serviços Florestais – nbleite@uol.com.br