O fim do período chuvoso marca em muitas regiões brasileiras o início das preocupações com a seca e com os incêndios, que pipocam para todo lado. E das mais variadas origens – de despretensiosas limpezas às intencionais ações criminosas. O risco é grande para todos. E a silvicultura precisa se manter viva e esperta. Em poucas horas, extensas áreas de florestas- trabalho de muitos anos- podem virar cinzas!
Em vários estados tem havido exemplos de integração e solidariedade entre os diferentes segmentos produtivos do meio rural, quase sempre sob a liderança de entidades representativas do setor florestal para combate e prevenção de incêndios. Para muitos é uma das grandes contribuições que a silvicultura presta à sociedade! Milhares de servidores florestais, estruturas de combate com máquinas e equipamentos especiais se colocam de plantão para atender a qualquer chamado!
No Mato Grosso do Sul, a REFLORE, entidade representativa das empresas florestais daquele estado, há anos vem desenvolvendo, nesses períodos críticos, ampla campanha informativa sobre os riscos dos incêndios, além de inúmeras medidas preventivas para mobilização de todo o setor rural. O chamamento da REFLORE tem sido o sinal de alerta no Mato Grosso do Sul! No dia 8 de abril, a REFLORE lançou a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios de 2021! Com certeza, dará grande contribuição na defesa das florestas. Todos unidos para defender as florestas, as pastagens, a área plantada desse ou daquele cidadão. Todos contra o fogo!
Entre os que já viveram experiências dessa natureza, é voz corrente que o ponto chave para sucesso do combate a incêndios florestais, é a presença de lideranças bem preparadas e com autonomia e disposição para decidir, juntar colaboradores e definir ações de campo. É o momento, portanto, de se valorizar essas lideranças treinadas e conscientizadas de suas responsabilidades. Essa é a chave para o sucesso da luta contra o fogo!
Há de se destacar também o alerta estratégico, que dá sustentação à solidariedade empresarial – todos devem estar, minimamente, preparados para participar e colaborar. E assim, assegurar o apoio de todos, numa eventual necessidade de socorro – essa é a chama que mantem acesa a solidariedade entre as empresas.
A Comunidade de Silvicultura ao parabenizar a REFLORE do Mato Grosso do Sul pelo brilhante trabalho que tem realizado há anos, estende os cumprimentos às demais entidades de outros estados, que desenvolvem ações semelhantes!
São essas posturas empresariais que enobrecem a silvicultura brasileira e merecem os mais respeitosos cumprimentos!
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com