MINISTRO ALYSON PAULINELLI À NOBEL DA PAZ? QUE HONRA!

O ex-Ministro Alysson Paulinelli da Agricultura está sendo, merecidamente, indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 2020! Sua contribuição à agricultura brasileira foi de grandeza imensurável. Há de se registrar também sua excelente contribuição dada às atividades de reflorestamento!

Vivia-se período importante da política de incentivos fiscais, iniciada em 1966/67. De 1974 – 1979, o Brasil, sob a coordenação do Departamento de Reflorestamento do IBDF, sob a Presidência de Paulo Berutti, vinculado ao Ministro Alysson Paulinelli reflorestou cerca de 2.000.000 ha.

O grande mérito, no entanto, não foi a quantidade plantada, mas as modificações promovidas nos procedimentos de implementação da política de incentivo fiscal!

No início da gestão do Ministro, o reflorestamento sofria os primeiros e agressivos ataques de toda ordem. Muito dinheiro, quase que de graça, gerando polêmicas e flagrantes abusos de todo tipo! Era o maior incentivo governamental da época, mas faltavam informações técnicas para milhares de empresas metidas numa louca competição pelos recursos. O grande esforço das entidades representativas e os trabalhos das boas empresas à época eram insuficientes para dar crédito e sustentação à continuidade dos incentivos! No entanto, por volta de 1975/76 inúmeras alterações foram colocadas em prática!

Numa manhã, bem cedinho, em companhia do Dr. Paulo Berutti, estivemos na residência do Ministro para um café da manhã. O Dr. Paulo Berutti havia nos convidado para dirigir o Departamento de Reflorestamento, em meio às polêmicas decisões a serem tomadas sobre as concorridas cartas- consultas daquele ano! Numa calmaria, regada a café com bolo de fubá, tivemos a satisfação de ouvir de Paulo Berutti e Alisson Paulinelli – “ Ministro, esse moço, Nelson Barboza Leite, é lá da ESALQ-Piracicaba, da turma do Professor Helládio. E vai assumir a Direção do Departamento de Reflorestamento, hoje à tarde! Do Ministro, em seguida, ouvimos- “ Seja bem-vindo e faça tudo que achar necessário para darmos seriedade e credibilidade aos programas de reflorestamento”. E continuou – “ precisamos dar uma chacoalhada nesses projetos e fazer com que o reflorestamento seja um sucesso. Isso há de ser o início de grandes programas industriais à base de florestas plantadas! E concluiu – “ conte sempre com o nosso irrestrito apoio para tomar todas as providências necessárias”!

Foram quase três anos de trabalho, e o apoio prometido nunca faltou, além da extraordinária colaboração de companheiros do IBDF, das boas empresas, entidades representativas e instituições de pesquisa! Essa colaboração conjunta foi a chave para que as providências adotadas dessem ótimos resultados!

Só nos primeiros 50 dias, já tínhamos cancelado mais de 1000 empresas com significativos atrasos em seus programas de plantio – eram mais de 2500 em atuação! Logo em seguida, tornamos obrigatório o uso de sementes melhoradas, a utilização de adubação nas florestas e, acima de tudo, a responsabilidade e presença técnica de profissionais no dia-a-dia das empresas!

Foi um mundo de boas experiências e de muito trabalho. E só nos cabe gratidão e reconhecimento pelo apoio e a confiança do saudoso Dr. Paulo Berutti e do Ministro Alisson Paulinelli, nosso candidato ao merecido Prêmio Nobel da Paz de 2020.

Que venha o merecido prêmio ao nosso Ministro Paulinelli, com os cumprimentos da Comunidade de Silvicultura!

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.