A Comunidade de Silvicultura estará apresentando as empresas que levaram a silvicultura brasileira aos níveis de excelência! Resultado do profissionalismo e valorização da tecnologia e dos aspectos sociais e ambientais em todos os procedimentos operacionais. Temos a satisfação de iniciar essas apresentações com a Klabin- uma empresa centenária e exemplar! Os nossos cumprimentos ao Diretor Florestal Eng. José Totti e toda sua equipe de competentes colaboradores. Temos a maior satisfação em compartilhar com nossos amigos da Comunidade algumas informações da empresa!
KLABIN – MODELO DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA, ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL
A Klabin é uma empresa de 121 anos que mantém uma história pautada pelo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Pioneira no manejo florestal em forma de mosaico, a Companhia é referência mundial nesse sistema que mescla florestas nativas conservadas com florestas plantadas. Essa prática colabora com a conservação da biodiversidade por meio dos corredores ecológicos, que favorecem a circulação de centenas de espécies de animais silvestres. Já são mais de 844 espécies de fauna e 1.889 espécies da flora identificadas em nossas florestas. Nossa base florestal contempla 258 mil ha de florestas plantadas de pínus e eucalipto – com uma média de 90 árvores plantadas a cada minuto! e 240 mil ha de florestas nativas conservadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Nossas florestas apresentam um dos maiores índices de produtividade do mundo e estão localizadas num raio médio de 71km, o que confere grande competitividade às operações.
A Klabin possui certificações que asseguram a origem da nossa matéria-prima, como a Forest Stewardship Council® – FSC® e Cerflor.
Mesmo sendo uma empresa centenária, a Klabin mantém o pioneirismo que a tornou uma gigante do setor. A Companhia segue investindo em sistemas e tecnologias visando aumentar a eficiência do negócio. Há de se destacar os Centros de Tecnologia, Florestal e Industrial, onde são integrados os programas de pesquisas e desenvolvimentos. Um exemplo é a linha da Qualidade da Madeira, em que se busca de forma integrada a maior produtividade em volume de madeira e fibras por hectare, com maior rendimento industrial e, principalmente, melhor qualidade do produto final, resultando em embalagens mais sustentáveis e com melhor desempenho.
Apenas em 2020, a Companhia implementou duas tecnologias pioneiras no país; – o primeiro caminhão autocarregável das Américas com tecnologia sueca adaptada à realidade das nossas florestas. O veículo é equipado com um braço mecânico, com diversas câmeras e sensores, que transmitem informações ao operador na cabine do caminhão; e a implementação do primeiro caminhão dobrável do Brasil com tecnologia trazida da Austrália com adaptações que atendem às necessidades específicas da operação florestal da Klabin.
Foi em 2020 também que a Klabin obteve liberação para utilização de drones em longa distância, sendo a primeira empresa do setor de papel e celulose a conquistar o aval para a operação.
É premissa da Política de Sustentabilidade da Klabin promover o desenvolvimento local das comunidades onde está inserida. Dessa forma, a Companhia implementa diversos programas – Programa de Fomento Florestal, que insere pequenos agricultores na cadeia produtiva do setor de árvores plantadas e os apoia na produção de madeira para fins industriais; Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, que auxilia pequenos produtores rurais no planejamento sustentável e na diversificação do uso da propriedade, incentiva a agricultura familiar, a permanência no campo, o desenvolvimento da cadeia de produção e o empreendedorismo; e o Programa Matas Legais, que promove ações de planejamento da propriedade rural, conservação, educação ambiental e fomento florestal, orientando pequenos e médios proprietários para atuar de forma mais eficiente, rentável e ecológica.
Desde 2014, a Klabin integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade. Essa gestão orientada para o Desenvolvimento Sustentável é uma das principais premissas para a consolidação da Companhia como a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais.
Nossos cumprimentos e agradecimentos – reiteramos nossos cumprimentos e agradecimentos ao Eng. José Totti – Diretor Florestal da Klabin e toda sua equipe operacional pelo brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido e aos colaboradores do setor de Comunicação da Klabin pela elaboração do texto apresentado.
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br
