PERGUNTA E RESPOSTA QUE DÃO RUMO À SILVICULTURA BRASILEIRA!

Numa live promovida pelo Instituto de Engenharia, no dia 22 de maio, contando com a participação da Ministra da Agricultura -Tereza Cristina e do Eng. Francisco Graziano, tivemos a grata satisfação de ouvir da Ministra uma resposta de grande simbolismo à silvicultura brasileira, a uma pergunta “rica em questionamentos ” formulada pelo Eng. Graziano! Pergunta e resposta sintetizando angústias e esperanças!

Para muitos ficava no ar uma grande dúvida! Será que a Ministra está sensibilizada para a real dimensão e importância do setor florestal? E que nossas riquezas vão muito além do conhecido e bem sucedido segmento de celulose – uma ilha de excelência?

O Eng. Graziano, de forma educada e oportuna formulou o questionamento à Ministra a respeito da importância do setor de florestas plantadas, antes no Ministério do Meio Ambiente e que atualmente, encontra-se no Ministério da Agricultura! Pergunta de quem queria conhecer o rumo da atividade e que guardava “um punhado” de dúvidas de todo o setor!

A resposta da Ministra, foi bem representativa: “é um setor com grande potencial de crescimento, muito além da produção de celulose “. Que grata constatação! De forma simples e objetiva esse reconhecimento é uma verdadeira senha provocativa para profissionais e entidades representativas que lutam pelo fortalecimento do setor!

Enfim… a Ministra que orienta e decide reconhece a importância e o potencial do setor florestal brasileiro! Que oportunidade excelente! essa é a grande chave! Chega de volumosos documentos para justificar nossas potencialidades…… precisamos mostrar a forma de fazer as coisas acontecerem!

Agora, cabe a todos do setor- especialmente as nossas entidades representativas – o desafio do encaminhamento adequado das devidas sugestões! E cabe também, os mais respeitosos agradecimentos ao Eng. Francisco Graziano por sua oportuna participação na formatação desse provocativo desafio!

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.