O SILVICULTOR MOSCA BRANCA TÃO PROCURADO!

Há anos, continua valendo, a mesma história: “ esse tipo de profissional é uma mosca branca, e faça de tudo para preservá-lo!” – foi essa a expressão de um diretor florestal para elogiar um de seus colaboradores. E a conversa era a respeito da seleção de profissionais para os trabalhos de silvicultura. Alguém disse: “já consegui profissionais de altíssima qualidade para as mais diversas funções em nossa empresa, mas encontrar um ”silvicultor trifásico” é como encontrar uma agulha no palheiro”. E a pergunta veio, em seguida : “ o que significa esse silvicultor trifásico”? E a resposta foi bem esclarecedora: “ é aquele que pensa, fala e faz ”!

O restante da conversa foi só complemento para caracterizar o tal silvicultor. Na verdade, são esses silvicultores que fazem as coisas acontecerem nas empresas. Pensam nos problemas com antecedência e sempre encontram alternativas para solução. Sabem ouvir sugestões, discutem e incentivam iniciativas, aceitam erros e não poupam elogios para os bons resultados. Sabe gastar e economizar na dose certa. Está presente no campo para acompanhar, apoiar, mudar, ensinar e tudo com respeito, amizade e lealdade! É querido pela inteligência, pela coragem e pela responsabilidade. É de presença permanente no campo, é também conhecido como “silvicultor de botina” , que sabe defender suas posições em reuniões e é companheiro de todos os colaboradores para qualquer momento de felicidade ou dificuldade.

Para muitos, o sucesso da silvicultura brasileira tem tudo a ver com esses “silvicultores de botina”, que se doam de corpo e alma ao trabalho e fazem com que a ciência florestal seja aplicada no campo e as nossas produtividades alcancem níveis imbatíveis!

Ainda na mesma conversa em que surgiram os elogios a esse tipo de profissional, ouvimos um outro recado importante “ é muito comum esses profissionais de tamanha contribuição às suas empresas e ao setor passarem a vida toda em total anonimato, embora sejam os grandes vanguardeiros dessa nossa silvicultura campeoníssima”!

A Comunidade de Silvicultura, aproveita o ensejo para registrar os mais sinceros cumprimentos a esses brilhantes profissionais, verdadeiras moscas brancas do setor!

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.