Apesar de algumas movimentações e sinais de grandes negócios entre empresas, no tocante as políticas públicas para o setor de florestas plantadas, nada aconteceu com as mudanças de governo! Nenhuma conversa, nenhum pronunciamento, nada, absolutamente nada! Aliás, houve sim! Foi anunciada a aprovação – não sabemos quais implicações disso – do Programa Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas pelo Ministério da Agricultura.
Na verdade, não passa de um rebatismo, pois esse mesmo programa também foi lançado nos últimos dias do governo anterior. Foi relançado sem nenhuma vírgula adicional!!!! E trata-se de excelente documento, elaborado por profissionais competentes e que retrata, fielmente, as grandes preocupações e reivindicações da silvicultura brasileira.
Poderia se constituir na referência para se discutir as políticas públicas necessárias para alavancar, de fato, a silvicultura. Mas tudo indica que o documento vai se transformar em mais um exemplar de gaveta. Que pena!!!! Enquanto isso, continua tudo como há vários anos! Tudo por conta e risco só dos grandes consumidores, que, felizmente, continuam firmes e fortes!
A torcida é grande para que de repente alguém dê uma pedrada nessa vidraça e se vislumbre algo de novo, num cenário envelhecido e desgastado por tantas frustrações!!!!
Mas vamos nos manter na torcida……
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br
