QUE NOVIDADES PODERÃO SURGIR NA SILVICULTURA?

A silvicultura brasileira, de tempos em tempos, apresenta novidades, que muitas vezes mudam de forma significativa o dia-a-dia das empresas e dos profissionais que atuam no setor. Nesses 50 anos de evolução tecnológica tivemos marcantes mudanças de rota, tanto do lado técnico, quanto nos aspectos ambientais, sociais e na organização e administração das empresas. Do lado técnico, com muita frequência surgiam novidades! Muito em função das pesquisas e “famosas” reuniões técnicas para apresentação e discussão dos resultados experimentais. Mudanças na adubação, sementes melhoradas, clonagem, indicações nutricionais e por aí vai.

Enfim, foi assim que se construiu o sucesso da silvicultura brasileira. Esse processo parece que continua firme, não sabemos se tão forte! E, agora, mais focado no refinamento das informações e restrito às particularidades de cada empresa. Uma pena, a informação “para todos” está sumindo! Muita gente interessada em fazer silvicultura com a melhor tecnologia sente dificuldade em acessar a informação de ponta. Aquelas grandes reuniões técnicas, em que se apresentavam e se discutiam, abertamente e sem nenhum segredo os resultados das pesquisas e as experiências do dia-a-dia, tornaram-se eventos raros e passaram a ser lembradas como marco do passado histórico da silvicultura.

E assim, vai ficando mais difícil o acesso às novidades que tenham o embasamento científico das grandes instituições de pesquisas! Do lado ambiental e social fica tudo muito atrelado aos processos de certificação. Mas há espaço para melhorias e mais segurança nas relações de parcerias para serviços e produção de madeira.

Há muita expectativa a respeito das novidades que deverão surgir!

Nesse contexto, a Comunidade de Silvicultura indaga: qual a sua opinião a respeito das novidades que poderão surgir?

Agradeceríamos muito sua colaboração e não perca a oportunidade de registrar seus comentários a respeito de nossa silvicultura!

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.