Finalmente, a carta- documento do Grupo Silviculturando-se vai chegar às mãos da Ministra! Apresenta reivindicações e hipoteca pleno e irrestrito apoio para o sucesso de sua missão! Sintetiza cerca de 300 mensagens recebidas de mais de 150 profissionais do setor florestal, representando entidades representativas em nível nacional e estadual, além de consultores e estudantes.
A carta chegará, mas com a prestimosa ajuda dos serviços de correio/sedex/aviso de recebimento! E depois de uma incansável e frustrada batalha de muitos profissionais na procura de se agendar um encontro com a Ministra. Com certeza, ao ler a carta, a nossa Ministra jamais vai imaginar o esforço que foi feito para que essa leitura pudesse ser realizada na companhia de representantes do Grupo Silviculturando-se, depois de tanto esforço e despreendimento de abnegados profissionais. Venceu a persistência! E a Ministra receberá a mensagem de apoio e sugestões para melhorias do setor florestal brasileiro.
Uma pena, a nossa Ministra ter perdido a oportunidade de sentir o contagiante entusiasmo e esperança dos elaboradores. A todos que se dedicaram, voluntariamente, a construir essa colaboração, ficou a convicção de que o recado foi dado. E vida que segue!
Essa carta-documento será reproduzida na integra pela Comunidade de Silvicultura e basicamente faz as seguintes reivindicações:
1- O Programa de Desenvolvimento de Florestas Plantadas, discutido, elaborado e apresentado no final de 2018 não pode se transformar num documento de leitura. Precisa ser implementado!
2- O Serviço Florestal Brasileiro, agora no Ministério da Agricultura, precisa ser estruturado, fortalecido e com autonomia para ter condições de assumir a gestão plena da produção florestal do Brasil;
3- Deve se criar a Comissão Nacional de Políticas Públicas Florestais composta por representantes de todas as cadeias produtivas do setor para sugerir e acompanhar a implementação de políticas públicas que proporcionem viabilidade e sustentação a todas as oportunidades econômicas, sociais e ambientais de nosso rico patrimônio florestal!
A carta enfatiza a disposição das entidades representativas do setor no sentido de prestar irrestrita colaboração nas discussões e trabalhos específicos que se fizerem necessários!
