Passados os dias quentes das mudanças, já temos um retrato mais ou menos definido de como ficou o setor florestal brasileiro! Para muitos, perdeu-se bastante do que se conseguiu juntar em 50 anos! Para outros, é uma questão de oportunidade para crescimento do setor! Preferimos ficar com a segunda hipótese e vamos em frente…
A nossa Ministra precisa saber que falamos de um setor que contribui com exportações, gera milhões de empregos e tem oportunidade de se tornar protagonista num mercado internacional, onde atualmente, só somos representados, e brilhantemente, pelo setor de celulose e papel.
De fato, o setor que mais investiu e que acreditou no enorme potencial do Brasil.
Temos participação insignificante no mercado internacional – cerca de 2% – mas somos o pais detentor da melhor tecnologia para plantios e produtividade florestal de silvicultura e temos a maior floresta tropical do mundo e riquíssima em biodiversidade!
Somos, orgulhosamente, um rico país agrícola e não podemos perder a oportunidade de nos tornarmos um riquíssimo país produtor de madeira e outros produtos florestais. E temos razões de sobra para não perder essa oportunidade – a madeira , talvez seja o material que mais foi substituído em seus usos, mas continua sendo o produto que nunca diminuiu o ritmo de consumo, em nível nacional e internacional!
Um Grupo de profissionais independentes, no mês de dezembro de 2018, formou através do WhatsApp o Silviculturando-se. E já se contam mais de 100 profissionais trocando mensagens, sugestões e manifestações! Todos, unicamente, com o objetivo de fortalecer institucionalmente o setor florestal brasileiro em suas múltiplas funções!!! E esse Grupo estará em audiência a ser marcada com a Ministra de Agricultura com o firme propósito de mostrar a importância e as grandes dificuldades do setor florestal!!
E o mais importante: com a esperança de que a Ministra não pode perder a oportunidade de se tornar a grande protagonista dessa revolução no setor florestal brasileiro!!!
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br
