MADEIRA: PODE FALTAR….MAS HÁ SOBRA EM ALGUNS LOCAIS! 

Em postagens anteriores falamos da possibilidade de eventual falta de madeira e aumento dos preços, a médio prazo! Tivemos muitas confirmações, além de vários depoimentos dando conta da troca de áreas plantadas por outras culturas. Tudo isso somado à insatisfação manifestada por muitos produtores, resulta numa tremenda preocupação a todos os profissionais dedicados ao desenvolvimento futuro da silvicultura!

Diante desse contexto, recebemos uma mensagem muito oportuna e questionadora, e que fazemos questão de compartilhar. Dizia com muita ênfase: “ não acredito em falta de madeira, tenho muitas áreas plantadas e conheço muitas florestas sobrando e que só conseguem comprador a preço de banana! Qual a explicação?”

De fato, há muitas encrencas a serem resolvidas! E aí, cabem algumas considerações!!!

1- Sobra madeira em regiões distantes dos grandes consumidores, onde pode existir dificuldades de acesso ou de topografia acidentada, que não permite colheita mecanizada! Nesses casos, a madeira é sacrificada pelo alto custo de colheita e de transporte e fica valendo “o preço de banana”!

2- De outro lado, a colheita mecanizada exige o trabalho em grandes áreas. E com isso pequenas áreas e com ótimas florestas ficam na mão de atravessadores, que usam o “preço de banana”, lá de longe, como referência para negociação! Muitos produtores que não estão de “língua de fora” se negam a vender! Ou quando vendem não dão continuidade à condução das florestas! Uma pena!

3- Há, no entanto, proprietários insatisfeitos, que estão optando para o manejo de longo prazo. Essa parece ser uma saída muito interessante, mas que precisa de orientação técnica para dar bons resultados!

4- O uso da madeira como alternativa energética em suas variadas formas – lenha, cavaco, pelletes – está crescendo e dando “ um rapa “ nessas florestas, que estão sendo rejeitadas pelos grandes consumidores!

Essas dificuldades devem servir de alerta para as programações futuras da silvicultura! Expansões sem mercado assegurado será sempre uma tremenda e desaconselhável aventura!

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br

Acesse nossos portfólios-

Teca: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/161683100556760/?ref=page_internal

Daplan: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/201742856511228/?ref=page_internal

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.