Em nossa última postagem falamos de uma conversa que tivemos com tradicional produtor de madeira e de sua explícita convicção –“ vai faltar madeira e o preço vai subir”!
E vários comentários surgiram desse registro, evidenciando alguns aspectos:
1- Muitos comentários abordando os diversos problemas que rondam o mercado de madeira – quase sempre mostrando o ranço da insatisfação!
2- Os comentários confirmam também o desânimo de muitos produtores: florestas mal conduzidas, abandonadas e muitas áreas florestadas sendo substituídas por outras culturas!
3- Muita gente reclamando da falta de informações confiáveis sobre o mercado de madeira, gerando dúvidas a respeito do que pode acontecer nos próximos anos!!!
4- Parece surgir uma nova onda de “gente do contra” – os que sentiram no bolso os problemas com a desvalorização da madeira e tendem a se tornarem inimigos da silvicultura – e poderemos ter muitos problemas com isso!
Ficam esses registros e uma enorme preocupação para todos que lutam por uma silvicultura sustentável! Que mudanças precisam ser introduzidas no atual sistema de produção para, de fato, promovermos essa “tal” de sustentabilidade da silvicultura?
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br
Acesse nossos portfólios-
Teca: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/161683100556760/?ref=page_internal
Daplan: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/201742856511228/?ref=page_internal
