VAI FALTAR MADEIRA E O PREÇO VAI SUBIR!

Há poucos dias, numa reunião de produtores rurais em Bragança Paulista – SP, ouvimos de um proprietário: “com certeza absoluta, em 3 a 4 anos a madeira vai virar um excelente negócio”. Daí, para ouvir mais detalhes, retrucamos: “ já faz alguns anos que estamos ouvindo isso, e esses 3 anos estão se estendendo demais”. E insistimos: “o que te faz ter tanta certeza disso”. E sem muita cerimônia, o moço colocou algumas evidências, que realmente preocupam e podem mudar a situação.

E foi dizendo: “há tempos ninguém planta mais nada, só vejo áreas cortadas e abandonadas ou sendo trocadas por pastagens, formiga para todo lado e um punhado de gente catando as florestas existentes e transformando em cavaco para queimar e cama de animais!”.

E completou: “pergunte para algum produtor rural se quer plantar floresta! e ouvirá com certeza, nem pensar!”. Então, indagamos com mais ênfase: “ e isso te leva a acreditar que madeira vai ser bom negócio?”. A resposta foi bem clara: “ não vai ter madeira sobrando e quem precisar vai ter que pagar o preço justo, ou coloca outra coisa no lugar”.

Essa prosa bem simples embute uma novela de longa data da silvicultura brasileira e mostra a força do mercado. Mas é uma prosa muito oportuna para reflexão dos grandes consumidores para os quais a madeira é insubstituível!

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br

Acesse nossos portfólios-

Teca: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/161683100556760/?ref=page_internal

Daplan: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/201742856511228/?ref=page_internal

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.