Já estamos em plena estação de caça e caçadores! Gente nova chegando, muitas esperanças e novidades à frente! Depois do susto com a junção dos Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente ficaram os cacos para se juntarem! No Meio Ambiente, além das inúmeras políticas públicas, sempre em amadurecimento, temos o Serviço Florestal Brasileiro, que só não é responsável também por florestas plantadas por uma inconveniente e irresponsável interpretação! Talvez até justificada pelo fato do Serviço Florestal Brasileiro ter nascido vinculado ao Meio Ambiente.
Na época a torcida era para encontrar um abrigo no Ministério da Agricultura – na verdade, encontramos só o abrigo, sem mesa e sem cadeira! E com tudo isso, não aconteceu e nem mudou nada para as florestas plantadas. Mas ela tem vida própria, sabe o que quer e sabe onde procurar o que precisa – é outro mundo! Mas continuamos com muitas “pernas bambas” e todas com ligações florestais!
E só para não estender muito: como gerar empregos e dar ocupação para milhares de engenheiros florestais que se formam todos os anos? E esses compromissos todos que temos com o mundo! É para serem cumpridos? E não vamos usar nossas florestas naturais com tecnologia para gerar emprego e riquezas a toda sociedade? E temos mais um punhado de interrogações que ficam com inúmeras interrogações!
Em que momento vamos juntar tudo isso? Será que não é o momento de fortalecermos o Serviço Florestal Brasileiro, juntarmos e justificarmos o nome – Ministério da Agricultura, Pecuária e Florestas?
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br
Acesse nossos portfólios-
Teca: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/161683100556760/?ref=page_internal
Daplan: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/201742856511228/?ref=page_internal
