Estamos às vésperas de eleições presidenciais e surgem diferentes perspectivas. Poderemos ter mudanças significativas! E o que devemos fazer? Vamos esperar que tudo se acerte normalmente sem maiores problemas? Cada um no seu lugar e depois vamos preparar nosso discurso? Aliás, temos documentos, com visões diferentes, rodando por aí, e esperando a oportunidade para serem apresentados.
Fica a dúvida: o setor estará representado em toda sua abrangência? O que, de fato, compreende o nosso setor? Para não complicar muito a discussão, teríamos no mínimo as seguintes frentes para serem defendidas: a silvicultura do metro cúbico – forte e muito bem representada por grandes consumidores e até usos alternativos da madeira, como biomassa energética, etc.; temos a silvicultura dos nichos especiais – trata de diferentes espécies comerciais, incluindo nossas espécies nativas; temos a silvicultura do Clima – e aqui, há todo o envolvimento com compromissos internacionais, serviços ambientais, recuperações de áreas degradadas, etc. e com apelo internacional fortíssimo!
E fora essas linhas, mais ou menos, definidas, temos um enorme universo florestal, compreendendo os diversos e ricos biomas, que necessitam de urgentes políticas públicas – aqui entra o Serviço Florestal Brasileiro com suas amplas atribuições! Com certeza, essa divisão pode ser desenhada e, com legitimidade, de diferentes formas! E isso mostra a complexidade do assunto! Fica para reflexão! – será que não está na hora de mexermos o bolo? E seria muito conveniente se pudéssemos juntar as forças ativas do setor, mesmo com suas adversidades e diferentes reivindicações!
Essa união só iria fortalecer o setor florestal e a silvicultura brasileira! E tem mais: se deixarmos que estranhos cuidem de nossos interesses, teremos chances de termos nossos problemas resolvidos?
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br
Acesse nossos portfólios-
Teca: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/161683100556760/?ref=page_internal
Daplan: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/201742856511228/?ref=page_internal
