E COMO FICA A SILVICULTURA?

Considerando os resultados eleitorais, de ontem, fica uma certeza: ganhe A ou B, vamos ter mudanças nessa estrutura institucional vigente! A única dúvida é quanto à intensidade das mudanças. E temos para reflexão!
-O Programa Nacional de Florestas Plantadas que está sendo submetido à Audiência Pública (o prazo para sugestões foi prorrogado até 18 de outubro) vai ter validade?

-Entre A ou B, será que as sugestões vão ser aceitas, ainda mais vindas de um Governo que se arrasta!

– O Documento sob análise atende às reivindicações de toda a silvicultura? Acreditamos que a silvicultura do metro cúbico está bem retratada, mas a atividade ampliou-se significativamente, nos últimos anos!

– E as novas perspectivas da silvicultura estão devidamente contempladas no referido Documento? Atualmente, não dá para se pensar em silvicultura sem se lembrar dos compromissos assumidos em Convenções do Clima, não dá para se aceitar a falta de recursos para pesquisas com nossas espécies nativas, não dá para esquecer da necessidade de se recuperar nossas bacias hidrográficas e até a lógica da silvicultura do metro cúbico está sendo muito alterada no novo contexto econômico e social dos dias atuais!

– Dá para aceitar que nossa silvicultura continue discutindo seus interesses em diferentes ministérios?

– Será que não é o momento de se fortalecer o Serviço Florestal Brasileiro com autonomia e independência institucional para cuidar de tudo que se refira à floresta?

Para apimentar ainda mais as discussões, lembremos que na época do extinto IBDF, o assunto florestal era bem definido e reflorestamento convivia em harmonia com florestas nacionais, parques, mercado, pesquisas…..

Bons e saudosos tempos!

 

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br

Acesse nossos portfólios-

Teca: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/161683100556760/?ref=page_internal

 

Daplan: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/201742856511228/?ref=page_internal

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.