REFLORESTAMENTO: QUANDO AS CONTRIBUIÇÕES SE SOMAM!

O reflorestamento, em grande escala, surgiu no Brasil com os incentivos fiscais em 1966, com a Lei 5106 e foi extinto em 1987. Deixou área plantada ao redor de 5 milhões de hectares, muita experiência de sucesso e polêmicas de toda natureza – desvio de recursos, florestas de péssima qualidade, abusos legais, etc., além de milhares de empresas se arrastando em termos técnicos e organizacionais. Mas o legado deixado é rico, amplo e diversificado! Só a parte bem sucedida – perto de 50 % da área plantada – deu condições para o surgimento de grandes indústrias, promoveu extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico e fez com que a silvicultura brasileira passasse a ser referência em nível mundial.

O retorno dessas indústrias em impostos, já ultrapassou, algumas vezes, tudo que se colocou em incentivos fiscais. De longe, foi das políticas públicas de maior retorno ao país! E o legado é enriquecido, ainda mais, com as lições que ficaram para trás! E aqui, cabe registro especial: a otimização das contribuições econômicas, sociais e ambientais se somam e se consolidam de forma efetiva, quando o ciclo florestal se completa e todos os protagonistas da cadeia de produção são devidamente remunerados – quem planta, quem maneja, quem colhe, quem consome! Essa é a silvicultura sustentável, quando todos ganham e os benefícios econômicos, sociais e ambientais se somam e se consolidam! Se a cadeia é interrompida ou desequilibrada as contribuições se transformam em graves problemas à sociedade!
.

O que fazer com florestas improdutivas ou abandonadas? E onde ficam as contribuições sociais e ambientais de empreendimentos mal conduzidos e abandonados? Com certeza, nada disso é novidade! Mas que fique o registro para reflexão dos que lutam pelo crescimento da silvicultura brasileira!

 

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br

Acesse nossos portfólios-

Teca: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/161683100556760/?ref=page_internal

Daplan: https://www.facebook.com/comunidadedesilvicultura/app/201742856511228/?ref=page_internal

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.