Há uns dias atrás, num encontro de amigos, quando fazíamos alguns comentários sobre nossa atividade profissional, ficamos assustados com a pergunta de um dos presentes : “ para que serve a silvicultura e quem está metido nisso?”. O espanto se deu ainda maior, ao saber que a pergunta tinha partido de gente metida com presidenciável e que participa da equipe responsável pela elaboração de propostas políticas de campanha!
Aproveitamos a oportunidade e falamos da participação da silvicultura como base de inúmeras atividades industriais, da geração de empregos, dos benefícios econômicos, implicações ambientais e um pouco do enorme universo que depende da silvicultura!
O momento não permitia detalhes, mas foi o suficiente para ouvir uma resposta mais assustadora ainda: ” não fazia a menor idéia de tudo isso” e continuou: “ tenha certeza, de que a grande maioria desse pessoal envolvido com propostas de Governo, não sabe da importância da silvicultura”. E completou:”se o setor não mostrar o seu valor e a sua importância, com certeza, esse assunto não vai ser lembrado por ninguém!”
Esse desconhecimento do que somos e para que servimos, na verdade, não causa nenhuma surpresa! Sabemos que nossos setores industriais são conhecidíssimos e respeitados, mas a floresta que dá sustentação a tudo isso, muita gente nem imagina como se forma, e que dificuldades enfrenta…. Com certeza, nada disso é novidade!
O que preocupa , no entanto, é aceitar, que estamos, às vésperas de período eleitoral e não temos nenhum documento que mostre o que somos, para que servimos e do quê precisamos! Só resta torcer para que outros metidos em campanha presidencial não façam a mesma pergunta: para que serve a silvicultura?
As nossas entidades representativas deveriam estar prontas para essas respostas e à caça dos elaboradores dos programas dos presidenciáveis!!!!
