EXPOFOREST 2018 – PUJANÇA E RECADOS!

Tivemos oportunidade de visitá-la, dia 12! Uma maravilha, tudo espetacular! A Comunidade de Silvicultura cumprimenta a Malinovski Florestal, seus colaboradores e participantes. Nossos respeitosos parabéns! Mais uma demonstração inequívoca da importância da silvicultura brasileira. Tivemos oportunidade de rever profissionais de todo o Brasil e de muitas empresas. Um punhado de informações, opiniões e sugestões!

Pesando daqui e dali, ficou a impressão de que as coisas começam a mudar e para melhor!!! Mas não faltaram informações sobre a situação caótica e desesperadora de muitos produtores em determinadas regiões. São queixas quase irreversíveis, e que já estão motivando a substituição de áreas florestais. Isso é grave e pode trazer sérios desdobramentos futuros! De outro lado, sobra otimismo para muita gente metida na produção de carvão vegetal! Os números são animadores e já se fala no buraco deixado nos estoques de Minas pela falta de plantios, nos últimos 5 anos, e “pelo rapa” que outros setores deram nas florestas mineiras! Destaque também à quantidade de máquinas para diversos serviços operacionais e pela quantidade de empresas de tecnologia.

No entanto, para reflexão e quem sabe para ser trabalhado nas próximas feiras – fica a sensação de que o setor cresceu e se agigantou olhando para as grandes empresas! Pouca coisa para uso e ao alcance do pequeno produtor florestal!

Só lembrar que temos milhares e milhares de pequenos produtores, e essas mudanças só vão acontecer com interesse e apoio dos grandes consumidores e fabricantes de máquinas e equipamentos. Está na hora de olharmos também para o pequeno e médio produtor florestal!

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.