O GRANDE DESAFIO PARA 2018

Já se fala nas eleições e o país se prepara para assistir a mais um capítulo da novela: como salvar o Brasil! E a nossa silvicultura continua aguardando dias melhores! Os últimos capítulos não trouxeram nada de tão expressivo aos silvicultores, que pudesse recomendar o“vale a pena ver de novo”.

Mas agora ,com certeza, teremos novidades. Pelo menos, teremos mudanças no quadro de protagonistas. E isto traz muita esperança. E essa chama de vida não podemos deixar que morra! Mas não sejamos ingênuos a ponto de acreditarmos que nossas reivindicações vão ser pautadas sem efetiva participação de todos os interessados e envolvidos em nossa cadeia de produção!

Não devemos acreditar, que sem esforço dos que conhecem, participam e vivem do setor, vão surgir ideias brilhantes que atendam às nossas necessidades! Sem mexer nesse bolo, com certeza, nada vai mudar. Há até os que acham que não adianta nada pleitear, fazer documento, mostrar isso ou aquilo… e que já se fez no passado e não se conseguiu nada… tudo verdade! Mas o fato de contarmos com novos protagonistas, em cena, traz uma oportunidade ímpar e que precisa ser aproveitada!

É um grande desafio, mas é só nosso, e é intransferível. Ou assumimos e cavamos a forma e o momento de “berrar” ou ninguém vai se incomodar com nossas dificuldades! O ano de 2018, considerado o “ano das eleições” precisa ser transformado no “ano de preparação”. Há de se juntar esforços de grandes e pequenas empresas, produtores florestais, pesquisadores, professores, prestadores de serviços, etc. e “mandarmos bala” em tudo que achamos que precisar ser repensado.

Agora é a hora! Pode até ser um café requentado, mas não devemos pecar por omissão! Quem sabe, o Plano Nacional de Florestas Plantadas, que parece estar sendo retocado na Embrapa Florestas, seja colocado para uma ampla discussão, ganhe legitimidade e se transforme em “nossa bandeira”!

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – gestão e serviços florestais – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.