A resposta é simples: o último foi realizado em 2003! Foi o 8º Congresso Florestal Brasileiro, organizado pela Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS) e pela Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF), e nada mais aconteceu. E o espaço continua vazio! Era o encontro de toda a comunidade florestal e contava com irrestrito apoio das universidades, instituições de pesquisas, empresas, produtores, investidores e entidades governamentais. Todo o universo florestal brasileiro, sempre esteve presente! Uma pena – pois foram nesses Congressos Florestais, que grandes decisões, que mudaram o rumo do setor florestal foram discutidas e implementadas! E o espaço ainda não foi ocupado, apesar do grande esforço e criatividade de muitas instituições.
O Congresso Florestal Brasileiro sempre representou e se diferenciou pelo esforço e dedicação das grandes lideranças universitárias – professores, pesquisadores e estudantes – além do imprescindível apoio de Governos (Federal e Estaduais) e das lideranças empresariais que, de fato, tinham autonomia para decidir em suas organizações! Sempre foi um sucesso! A criação e a extinção dos incentivos foram anunciados num Congresso Florestal. Da mesma forma, as diretrizes dos sistemas de certificação que se transformaram, no que é o FSC e o próprio CERFLOR. Os grandes resultados e inovações tecnológicas eram apresentados, discutidos e legitimados nesses encontros. O aproveitamento era significativo e os benefícios eram implementados com enorme rapidez. Era uma injeção de motivação no desenvolvimento da silvicultura brasileira!
A SBS e a SBEF não podem deixar que o Congresso Florestal Brasileiro continue desaparecido da pauta do setor! Com a palavra, todos os interessados e envolvidos no desenvolvimento do setor florestal brasileiro!!!!
