A CRISE POLÍTICA E O IMPACTO NA SILVICULTURA

Não poderia ser diferente! Tudo tem sido impactado, mas a silvicultura pode apresentar desdobramentos preocupantes. Há tempos, estamos observando um rol de problemas, que estão afetando de forma significativa o setor! E essa crise política, com certeza, vai estender por mais algum tempo, os inconvenientes tão reclamados! Há, ainda, outro agravante: sobra madeira! E pode parecer brincadeira, mas enquanto não houver paralisação de alguma indústria, não tenhamos ilusão de que o assunto vá causar tanta preocupação. Infelizmente, a distância da madeira, por maior que seja, é muito menos grave que uma paralisação industrial. Quem tem o problema, vai fazer de tudo, antes de reconhecer a encrenca.

E vamos, que vamos. Quando alguém parar, aí sim! As coisas mudam de figura! Os estragos? Com certeza, vão ser tratados por outros! E essa crise, que estamos vivendo, torna os nossos problemas mais complexos. Na verdade, já não há tantas surpresas a respeito do “punhado de assuntos”, que afligem a todo o setor! Seria uma tremenda ingenuidade admitir que essas questões fossem ocupar a pauta, num momento em que a palavra de ordem é “cadeia”!

Mas é muito importante, que não esqueçamos de que as dificuldades vão se acumulando, e que só serão resolvidas pelos silvicultores. Os de verdade, não os de passagem! Os problemas da silvicultura não se apagam com o tempo, exigirão o esforço dos profissionais que conhecem bem a atividade e que sabem dos inevitáveis desdobramentos que poderão vir!!! Mas, por enquanto, é chover no molhado! Mas não custa nada manter a atenção dos interessados!

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – serviços florestais – nbleite@uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.