REDE SBS DIA A DIA – 29.03.2017
O grupo de especialistas em silvicultura denominado 4G (Quatro Gerações), que se reúne periodicamente para trocar ideias e experiências na área florestal, realizou na tarde de hoje, 29/03, um encontro no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Cidade Universitária, São Paulo. O convidado especial foi o Engo Walter Schalka, presidente da Companhia Suzano de Papel e Celulose, que abordou aspectos relevantes do atual momento vivido pelas
indústrias que utilizam matéria-prima de florestas plantadas, com ênfase no segmento de papel e celulose.
Respondendo a perguntas dos 30 participantes, Schalka esclareceu que nos últimos anos houve uma expansão significativa da capacidade produtiva de celulose de fibra curta (eucalipto), o que tem levado a uma sobre oferta dessa commodity e baixa de seu preço no mercado internacional, com consequente redução de lucratividade. Falou da grande vantagem competitiva do País no que se refere à produção florestal e da importância da madeira nos custos de produção, hoje pouco mais de 50% do cash cost da celulose. Contou do esforços permanentes de sua empresa para aumentar a qualidade da madeira e a produtividade das florestas pelo uso de novas tecnologias, dentre elas a engenharia genética. Sugeriu que o Brasil poderia agregar mais valor à matéria-prima de suas florestas, fabricando produtos cujo consumo tende a aumentar nos mercados globais, como por exemplo, papéis sanitários, celulose fluff e cartão para embalagens longa vida (liquid packaging board).
Com o avanço das mídias digitais, o consumo de papel de jornal e de escrever tem diminuído a cada ano. A reunião contou com a presença do Engo Ftal. Marcus
Vinicius da Silva Alves, Diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Engo Boris Tabacof, membro do Conselho de Administração da Suzano, Alexandre Chueri, Diretor Florestal da Suzano, Engo Fernando Landgraf, presidente do IPT, Biol. Ligia Ferrari, Diretora do CT-Floresta do IPT, e também de representantes de proprietários, formadores e gestores de florestas; organizações certificadoras; fabricantes de equipamentos; instituições de ensino e pesquisa, e consultores florestais.
Como organização parceira do 4G, a SBS agradece a Walter Schalka pela valiosa apresentação e ao IPT pela cessão do Auditório Marcio Nahuz, Prédio 11, onde se realizou o encontro.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
CONSIDERAÇÕES DA COMUNIDADE DE SILVICULTURA
O 4G é um Grupo de Quatro Gerações de silvicultores independentes, que se reúne, periodicamente, para discutir assuntos de interesse da silvicultura brasileira.. Essa foi a nossa sexta reunião. A escolha dos temas depende dos problemas existentes e impactantes à atividade. O convidado é sempre uma referência no setor. A escolha do Dr. Walter se deu em função do trabalho que a empresa vem desenvolvendo em diferentes setores produtivos visando dar maior rentabilidade aos seus acionistas.
Em sua apresentação o convidado, além dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em toda a organização, destacou a grande importância dada ao setor florestal. Falou do intenso programa para novos avanços tecnológicos com a pesquisa florestal, da necessidade de se adequar regras do sistema de certificação florestal e da importância de uma integração do fomento à realidade econômica da empresa. Deu destaque à necessidade de se esgotar todas as possibilidade de melhorias no “arroz e feijão” de todos os dias. O Dr. Walter mostrou-se bastante otimista com o crescimento do setor, em nível de mercado internacional, desde que um novo redesenho do setor permita maior valor agregado aos produtos brasileiros, melhorias nos sistemas de logística e muito esforço para diminuição de custos e progressivos ganhos na produtividade e qualidade da madeira. A reunião atendeu aos objetivos do 4G, abrindo muitas janelas de discussões.
Na programação do 4G para 2017 estão previstas reuniões com outros executivos empresariais e cientistas renomados, que possam abordar os temas referentes às grandes questões silviculturais. Os membros do 4G serão informados das próximas reuniões. E a Comunidade de Silvicultura dará total e pleno apoio às iniciativas do 4G !
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – serviços florestais – nbleite@uol.com.br
