OS GRANDES SILVICULTORES – WALTER DE PAULA LIMA
O Prof. Walter de Paula Lima pode ser considerado como o grande precursor dos estudos científicos abordando o problema de água nos plantios florestais, especialmente com florestas de eucalipto. Possui livros e centenas de trabalhos científicos publicados em revistas brasileiras e internacionais. Incansável pesquisador e grande formador de profissionais. Um apaixonado por trabalhos, que mostram a importância de se integrar a proteção e conservação das bacias hidrográficas às práticas rotineiras da silvicultura. Tem participado em reuniões internacionais e defendido cientificamente a possibilidade de se produzir madeira respeitando-se os valores ambientais das áreas de plantios. Tem dado enorme contribuição nas discussões, que tratam das questões de água, sua proteção e conservação. Tem sido grande defensor da silvicultura de alta produtividade ,mas com foco nos procedimentos, que não ponham em risco os recursos hídricos. Segundo o Professor , “ essa é a forma de se somar nobreza à silvicultura de alta produtividade”.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Agronomy pela Ohio State University (1971), doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (1975) e pós-doutorado na CSIRO, Divisão de Pesquisas Florestais, Austrália (1982) e no Institute of Ecology and Resource Management, Universidade de Edimburgo, Escócia (1992). Atualmente é Professor Sênior junto ao Departamento de Ciências Florestais da Universidade de São Paulo, Editor-Chefe da Revista Scientia Forestalis e Coordenador Cientifico do Programa Cooperativo de Monitoramento Ambiental em Microbacias do IPEF (www.ipef.br/promab). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação de Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de microbacias, conservação da água, impactos hidrológicos e sustentabilidade hidrológica no manejo de florestas plantadas.
Segundo o seu discípulo, o Professor Silvio Ferraz : “ O Prof. Walter, além de seu grande conhecimento científico, realmente deve ser considerado um verdadeiro Mestre, por sua simplicidade e generosidade, que lhe permite compartilhar conhecimentos caríssimos em um simples bate-papo. É uma honra e um privilégio conviver com ele, que sem dúvida, soma nobreza à carreira acadêmica”.
A Comunidade de Silvicultura, rende –lhe os mais respeitosos cumprimentos pelos memoráveis trabalhos publicados, pelos brilhantes profissionais orientados e pela enorme “bagagem” de conhecimentos científicos, que enriqueceu a silvicultura brasileira e tem permitido discutir com legitimidade as questões da água em florestas plantadas.
