Para leitura rápida e reflexão!
- Reunião de Executivos do Painel Florestal!
Dia 27 de Outubro de 2016, o Painel Florestal reuniu grande grupo de profissionais para conversar sobre o setor. Foi um sucesso e os destaques foram:
– o preço da madeira foi a “Geni” da tarde!
– muitas novidades técnicas. Continuamos avançando na tecnologia!
– A Frente Parlamentar de Silvicultura com informações interessantes: licenciamento, madeira para energia e terras para estrangeiro sob condições determinadas. A política está andando….
– A inexistência de estrutura institucional no Governo Federal vai sendo sentida! Quem vai tocar as conquistas, que os políticos estão conseguindo? Legislativo não executa!
– Ouviu-se sinais de que “fantasmas” estão de volta! Proibição do plantio de eucalipto em regiões tradicionais do Espírito Santo. Assunto para ser tratado sem “conversa mole”! Recado estratégico para os silvicultores! Forte sinalização, de que continuamos atrasados em “nossa comunicação institucional”. Ainda, estamos falando com os silvicultores de dentro da casa!
– Parabéns ao Painel Florestal pelo sucesso da reunião. Trouxe recordações das reuniões conjuntas do IPEF, da SIF, nos anos 80/90,quando as discussões pegavam fogo e todos os participantes saíam enriquecidos com a quantidade de informações, soluções de problemas e sugestões!
- O interesse por sementes de híbridos
A Teca Serviços Florestais finalizou a coleta de sementes de híbridos de seu Pomar de Hibridação Natural, em Igaratá-SP. Foram colhidas sementes de 70 matrizes. Material recomendável para formação de clones! Algumas empresas se interessaram e adquiriram o material! Com certeza, terão bons resultados. Seria mais um passo na direção do melhoramento genético clássico, que ficou para trás?
3- E a silvicultura na base de tudo!
Seguem as informações da Rede SBS Dia- a – Dia, de 26 de outubro;
Papel e Celulose (I): Klabin compra fábricas no PR e AM por R$ 187 milhões
Papel e Celulose (II): Reajuste é aplicado e preço sobe na China
Papel e Celulose (III): Suzano deve reverter prejuízo e voltar ao lucro no 3º trimestre
Papel e Celulose (IV): Stora Enso tem resultado 4% maior no 3º trimestre
Papel e Celulose (V): Fábrica do futuro vai produzir múltiplos insumos, prevê Pöyry
Código Florestal: Deputado Leitão propõe decreto para regulamentar parte do Código Florestal
ONGs pedem veto de Temer ao carvão mineral
Vejam que interessante: novidades, avanços tecnológicos, a biomassa florestal perdendo espaço para o carvão mineral, movimentações de mercado, preços em alta, código florestal….. E a silvicultura na base de todas essas discussões! Será possível dar sustentação a tudo isso, sem políticas públicas que direcionem a atividade? E os nossos Governantes sabem que a silvicultura existe, e que é tão importante assim? Vamos esperar que as coisas aconteçam por conta do acaso? Quem fica com a palavra?
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – serviços florestais – nbleite@uol.com.br
