AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ!!

O Encontro de Executivos Florestais, organizado pelo Painel Florestal, ontem – dia 27 de outubro, foi um sucesso! O Robson e equipe estão de parabéns! conseguiram colocar numa panela todos os ingredientes necessários para se pensar numa silvicultura, que possa crescer e se desenvolver! Palestras interessantes, apartes oportunos, provocações inteligentes, enfim… uma reunião rica, muito rica!|Caberá muitas conversas e prosas….. 

Mas antes de qualquer outro comentário, gostaríamos de fazer um relato, que mostra como é interessante e cheia de realidade e de sentido, a frase que muito se ouve e, as vezes, se dá com pouca ou nenhuma importância – “as voltas que o mundo dá!” Vamos aos fatos. 

Há cerca de 15 anos atrás, quando as reuniões de executivos florestais se realizavam sem o envolvimento do Painel – era outra fase e rica de emoções – a SBS, Sociedade Brasileira de Silvicultura, que tivemos a honra de presidi-la por 4 anos e que tinha como braço direito e esquerdo o fraterno amigo – Rubens Garlipp, foi convidada para apresentar um diagnóstico do setor ao Grupo, reunido em Campinas. O Eng. Garlipp apresentou a famosa “Pizza” – nome que demos ao formato em que os assuntos foram abordados.

A conversa foi iniciada mostrando que os problemas já vinham se arrastando desde 1980, quando a própria SBS fizera um ousado documento – A silvicultura no ano 2000! O grande objetivo era mostrar os problemas, o que estava se fazendo, as dificuldades enfrentadas e as sugestões para evoluirmos. Nessa ocasião, a platéia, composta por diretores e gerentes florestais, representava o corpo de associados da SBS. Dá um livro esta história, mas encurtando – a SBS apresentou os problemas, fez sugestões e pediu o apoio. Em troca, a SBS, quase foi extinta. Todos os associados se retiraram, formaram outra entidade e começaram nova novela, em outro canal. Bem simples assim! 

De lá para cá, tivemos muitas mudanças: a evolução tecnológica foi fantástica; novos empreendedores; ampliações industriais; gente nova e competente; sistemas disso e daquilo; nova forma de ver a floresta, etc. Esse crescimento foi gigantesco e é inquestionável! E na reunião de ontem, organizada pelo Painel Florestal, com muita gente do setor, um turbilhão de idéias, propostas e queixas afloraram. E agora? Tivemos que sair, bem antes do término! Mas até onde assistimos, ficamos com a impressão: será que estão devolvendo todos os problemas de novo para alguém? Tomaram da SBS e prometeram solução para isso e para aquilo e os problemas continuam pipocando! 

Parece que as pontas, com roupagem diferente, estão se encontrando. Realmente, o mundo dá voltas interessantes. Para felicidade da silvicultura, a quantidade de profissionais competentes, questionadores e “com cara de quem quer fazer” pareceu bastante grande! Que bom para a silvicultura brasileira!


Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – serviços florestais – nbleite@uol.com.br

16

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.