Um dá sugestões e mostra como fazer! O outro, ainda ajuda a pensar para encontrar a solução! Ambos prestam serviços em empresas florestais na procura de soluções para os mais diversos problemas. Ajudam muito na correção de procedimentos operacionais, no aumento da produtividade, na organização das empresas, enfim… há profissionais para qualquer necessidade. Mas há de se saber escolher- quem, para fazer o quê? E aqui, é que mora o perigo! Saber escolher o colaborador é quase uma arte.
Há quem diga que os problemas começam a ser equacionados na escolha do consultor. Há de se identificar a necessidade, o momento certo do socorro e a competência do escolhido. Com dinheiro compra-se quase tudo! Algumas outras coisas não se compram, mas acompanham e são próprias do escolhido. Quem escolhe certo tem direito ao bônus! Há receitas e recomendações prontas.
.
Da mesma forma, há justificativas padronizadas. Há grande semelhança entre os problemas e um denominador comum, que abrange a maioria deles. É muito comum, o problema ter como “pano de fundo” a teimosia ou a vaidade de alguém, que usa do direito de achar, abusa do direito de falar e não gosta de ouvir! E para muitos, é essa mistura de perfis pessoais, de quem quer, e de quem serve, que torna o trabalho do consultor, sempre, uma aventura com ricas lições profissionais!
Nesses anos de estrada, guardamos nas anotações do dia-a-dia o ensinamento de um Mestre na arte de ensinar, e que dizia:” Nos casos, em que só cabe a recomendação – seja fazedor, não perca tempo! Agora, quando o caso demanda conhecimento e experiência para encontrar a solução, dê todo tempo necessário na análise do problema. Abra a caixa de “ferramenta”. Compare experiências anteriores. Junte, some e cruze informações. Seja pensador”!
O toque do Mestre tem sido uma lição de vida! O fato é que há oportunidades para todos, mas não se recomenda que “ se pule em galho estranho”! O Mestre sempre completava:” Não use cartucheira para matar carrapato, e nem ouse matar leão com canivete”!
Fica o registro para reflexão dos silvicultores que prestam serviços e para os que contratam serviços!
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – serviços florestais – nbleite@uol.com.br
