51- UMA BOA IDÉIA!
No próximo dia 2 de setembro estará completando 51 anos, que foi editada a Lei 5106, de 1966, criando os incentivos fiscais para reflorestamento no Brasil. Dali em diante, até 1988,foram feitas inúmeras alterações, até sua extinção.
Foi um período riquíssimo á silvicultura brasileira. Tivemos de tudo! Milhares de empresas foram criadas, cresceram e sumiram! Muitos erros, desvios e malfeitos, mas estava se formando as bases de um grande e importante setor da economia. Dali surgiram escolas, as pesquisas foram se desenvolvendo, uma seleção natural eliminou os indesejáveis e muita coisa boa ficou para continuidade e prosperidade da silvicultura.
Para alguns foi a melhor politica pública de incentivos já realizada no Brasil – nada se compara ao legado dos incentivos fiscais para reflorestamento : Sudam, Sudene, pesca, turismo, nada se compara! – para muitos, foi a única vez que o Governo estabeleceu política pública, de fato, para o setor!
Nesses próximos dias, a Comunidade de Silvicultura estará fazendo algumas publicações em homenagem a esse período polêmico e extremamente construtivo da silvicultura brasileira. Afinal de contas, 51 é sempre uma boa ideia!
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – serviços florestais – nbleite@uol.com.br
