O Professor Sylvio Pellico Netto faz parte do respeitável grupo de profissionais que deram vida à engenharia florestal no Brasil. Dedicou-se de corpo e alma ao ensino, à pesquisa e à formação de profissionais. Orientou centenas de estudantes, publicou milhares de trabalhos científicos, livros, etc. Participou ativamente e com brilhantismo de reuniões, congressos, seminários no Brasil e no exterior. Sempre atuando de forma efetiva nas inovações e reivindicações para o enriquecimento do ensino, da pesquisa e desenvolvimento do setor florestal. Para muitos é “o pai do inventário florestal no Brasil”. Tem sido exemplo de dedicação e empenho na luta pelo reconhecimento profissional do engenheiro florestal!. Pesquisador de reconhecida capacidade de trabalho deu enorme contribuição ao desenvolvimento da ciência florestal do Brasil. Atuou intensamente em universidades, instituições de ensino e pesquisa em nível nacional e internacional.
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1965), mestrado em Manejo Florestal – New York University (1968) e doutorado em Biometria e Inventário Florestal – Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1979). Ex-professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e atualmente Professor Sênior da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Dendrometria e Inventário Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: floresta natural, inventário florestal, ecologia florestal, amostragem e regeneração natural. Participou da fundação e consolidação da FUPEF – Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná.
Criador dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Florestal da UFPR, foi também Secretário Executivo do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná e Diretor Presidente do TECPAR, entre outras importantes atribuições. Depois de prestar relevantes serviços públicos, veio trazer seus préstimos à PUCPR como professor, pesquisador e gestor. É nosso Professor Titular desde 2002. Foi Editor Chefe da Revista Acadêmica de 2003 a 2010. De 2002 a 2005, foi Coordenador do Projeto Sassafrás. De 2005 a 2007, foi Coordenador Administrativo do Projeto Robalo, no CPPOM em Guaratuba. Coordenou o Curso de Agronomia da PUCPR, de 1995 a 2000. Foi Decano do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais de 1999 a 2010. Foi também Diretor do Câmpus São José dos Pinhais, de 2002 a 2010, e Diretor do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais – ICA, de 2000 a 2010.
Profissional exemplar, ético e competente. Professor muito querido e pesquisador reconhecido no mundo inteiro. Grande defensor das causas florestais. Formou brilhantes profissionais, que se orgulham de tê-lo como amigo, orientador e conselheiro. A Comunidade de Silvicultura com todo respeito e admiração rende-lhe as mais sinceras congratulações!
Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – serviços florestais – nbleite@uol.com.br
