SILVICULTURANDO-SE

A FALTA DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL!!!

Há muito tempo a silvicultura brasileira tem batalhado para elaborar amplo programa de comunicação, que possa mostrar à sociedade a atividade em toda sua abrangência e suas repercussões econômicas, sociais e ambientais. A importância das florestas, dos serviços ambientais e das implicações sociais, vai muito além do interesse das empresas e até caberia uma propaganda institucional do próprio Governo – plantar árvores faz bem para toda a sociedade. Nos últimos anos, tivemos significativo aumento na quantidade de informações aos silvicultores.
Além dessa comunicação institucional e educativa o setor é pobre em informações aos interessados no plantio de árvores para os mais diversos fins. A riqueza de dados do Google, muitas vezes, não responde às curiosidades do produtor. Nos últimos anos, houve aumento significativo na quantidade de informações encontrada nas redes digitais. Há de se destacar o pioneirismo da SBS, através de sua Rede Dia-a-Dia, que há mais de 10 anos se mantém viva na rotina dos silvicultores. Um trabalho incansável e que continua dando enormes contribuições ao setor! Nessa mesma linha informativa, cabe destaque aos trabalhos encontrados em:
http://www.painelflorestal.com.br
http://www.celuloseonline.com.br
http://www.celso-foelkel.com.br
http://www.revistaopinioes.com.br
http://www.ipef.br
http://www.sbs.org.br (Rede dia-a-dia)
São trabalhos importantes, que exigem grande esforço de seus responsáveis e que já melhoraram muito a imagem da atividade. Mas ainda falta aquela comunicação, que vai tocar na sensibilidade e na consciência das pessoas! Aquela comunicação na televisão, naquele horário das novelas, que vai ficar “com jeitão de educação ambiental”! Com certeza, isso vai bater no lugar certo! Quem sabe, com a grande responsabilidade que está sendo colocada para a silvicultura – plantar quase 15 milhões de hectares, até 2030! – o Governo desperta para essa necessidade!

Nelson Barboza Leite – Diretor da Teca e Daplan – serviços florestais – nbleite@uol.com.br

Post-01 (2)

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.